Gol relâmpago
O Botafogo não quis saber de esperar muito para abrir o placar contra a LDU. Na noite desta quinta-feira, no Estádio Nilton Santos, bastaram 13 segundos para o Glorioso balançar as redes e garantir a vitória por 1 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores 2025. Artur foi o autor do gol relâmpago, após jogada iniciada por Arthur Cabral e cruzamento na medida de Alex Telles.

Festa da torcida
A torcida mal tinha se acomodado na arquibancada — ainda vibrando com um belo mosaico em movimento — e já comemorava a vantagem no placar.

Libertadores não é fácil
Mas, ao contrário do que parecia ser o início de um jogo tranquilo, a LDU cresceu na partida e começou a pressionar. Aos 6 minutos, Alzugaray chutou por cima, e aos 12, John fez uma defesa espetacular após finalização de Cornejo.
Com isso, o Botafogo melhorou apenas no meio do segundo tempo, criando chances tímidas com Artur. Primeiro, aos 27, Caicedo salvou após cruzamento perigoso. Depois, o atacante cabeceou para defesa de Valle — lance que acabou anulado por impedimento.
Defesa segue sólida
Na defesa, destaque para Vitinho, que cortou um contra-ataque perigoso aos 28 minutos e salvou outro lance quase em cima da linha, aos 46. Ainda no fim da primeira etapa, Medina assustou com cabeçada para fora.

Davide Ancelotti mexe no time
Na etapa final, o Botafogo mostrou mais equilíbrio defensivo. O técnico Davide Ancelotti mexeu no time, lançando Joaquín Correa, Matheus Martins, Allan e Nathan Fernandes. As mudanças deram mais velocidade pelas pontas, e o Glorioso achou bons contra-ataques. Matheus Martins quase ampliou aos 26, mas Adé travou o chute na hora certa. Arthur Cabral também levou perigo aos 32, em finalização defendida por Valle.
Contudo, faltou caprichar na última bola para matar o jogo. Nathan Fernandes tentou passe forçado para Correa, quando Matheus Martins estava livre na esquerda. Aos 41, Correa quase completou um cruzamento, e já no fim, pegou de primeira para defesa do goleiro.
Assim, apesar de não ter ampliado, o Botafogo leva para o jogo de volta uma vantagem importante e sem sofrer gols. Agora é manter a solidez defensiva e aproveitar as chances para carimbar a vaga nas quartas de final da Libertadores.
Fonte: GE, ESPN e TNT Sports